SHALOM

Irmãos Cursilhistas, o GED da Diocese de Jacarezinho/PR, saúda a todos.

Esperamos que este blog se torne um ferramenta de aproximação e troca de experiências com os cursilhistas. Estaremos, através dele, publicando notícias e eventos relativos ao Cursilho, a nível diocesano, regional e nacional.


Aguardamos a participação de todos e pedimos que ajudem na divulgação enviando aos seus amigos o link do site: www.cursilhojacarezinho.blogspot.com


Abraço a todos.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Estudo da Campanha da Fraternidade do Decanato de Jacarezinho é conduzido pelo Cursilho Jovem da Paróquia São Pedro Apóstolo.

No dia 10 de fevereiro de 2013, no Salão da Paróquia São Pedro Apóstolo em Jacarezinho, foi realizado o Estudo do Texto-Base da Campanha da Fraternidade, organizado e conduzido pelos jovens cursilhistas daquela comunidade.
A convite do Pároco local, Pe. Osvaldo, estiveram presentes representantes das Paróquias das 4 cidades que compõe o decanato: Jacarezinho, Santo Antonio da Platina, Cambará e Ribeirão Claro.
O Encontro se iniciou as 8:30 com acolhida, oração inicial e espiritualidade conduzida pela Margarete, na seqüencia Franciele e Joyce falaram sobre o histórico e os objetivos permanentes e atuais da Campanha da Fraternidade. Na sequencia iniciou o estudo através do método VER-JULGAR-AGIR. Valquiria (Coordenadora dos Jovens), falou sobre a primeira parte do Texto-Base, que trata do VER (impacto da mudança de época), com o Mário explicando sobre internet e Redes Sociais. Após um intervalo e animação, Alison falou sobre o JULGAR (protagonismo do jovem), e Luiz Henrique conduziu o momento do AGIR, levando os presentes, a discutirem – em grupos – acerca das medidas que podem ser tomadas para uma efetiva adesão às propostas da Campanha.
Estiveram presentes também os Padres Vagner Faustino (Sagrado Coração de Jesus – Jacarezinho) e Rodolfo (Catedral).
Após a discussão nos grupos, houve um Plenário, onde foi exposto aquilo que foi discutido, tendo os presentes assumido como propostas do Agir: - Melhorar a acolhida dos jovens; - dar mais espaço aos jovens na Igreja e na sociedade; - promover encontros/eventos que possam fazer com que o jovem tenha um encontro pessoal com Cristo, e após, uma efetiva participação na comunidade e na vida eclesial; - confiar na capacidade dos jovens atribuindo tarefas; - melhorar a conscientização já na Catequese e, principalmente na família; - usar as redes sociais e internet para atrair os jovens; entre outras propostas que serão enviadas aos Párocos do Decanato.
Ao final, após os agradecimentos, Pe. Osvaldo ressaltou a validade de encontros como esse, e da importância em se discutir em grupo e buscar soluções em conjunto, e deu a benção. Enfim todos foram convidados ao delicioso almoço preparado pela equipe da comunidade São Pedro Apóstolo.
Acesse:





Nenhum comentário:

Postar um comentário