Na Festa da Divina Misericórdia, Segundo Domingo da Páscoa (15/04/2012), nosso Bispo Diocesano Dom Antonio Braz presidiu à Santa Missa na Catedral Diocesana com bênção e envio da Réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e Ícone de Nossa Senhora Mãe de Deus.
A Missa foi concelebrada pelos padres: Pe. Delcino (Pároco da Catedral), Pe. Nelson (Vigário da Catedral), Pe. Rubens (Pároco da Alemoa), Pe. Frei Rivaldo (Vigário em Siqueira Campos), e Pe. Luciano (Setor Juventude). Com a participação dos Diáconos: Diácono Marcos (Carlópolis), Diácono Rodolfo (Jacarezinho), e Diácono Gilberto (Religioso). Também participaram os seminaristas do Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção e Seminário de Filosofia Rainha da Paz. Estiveram presentes religiosas que acompanham a juventude nas Paróquias.
Participaram vários jovens das comunidades paroquiais: Alemoa, Arapoti, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Guapirama, Jacarezinho, Pinhalão, Quatiguá, Salto do Itararé, Santo Antonio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz. E de diversas espiritualidades que formam o Setor Juventude na Diocese: Pastoral da Juventude, Ministério Jovem da RCC, Cursilho Jovem, Juventude Feminina de Schoenstatt, Juventude da Congregação Mariana e Juventude Franciscana.
A celebração foi animada pela professora Érica Antunes, que esteve na Jornada Mundial em Madri (2010) e a equipe de canto da Catedral. Teve a entrada solene da Réplica da Cruz e do Ícone da Santa Mãe de Deus. Dom Antonio Braz recebeu da juventude a camiseta da Diocese para evangelização em preparação à JMJ Rio2013.
Dom Antonio Braz entusiasmou à juventude para serem fiéis aos princípios do evangelho e que já estão no íntimo do ser humano, é missão da cada cristão levar a boa-nova pelo testemunho e anúncio da Palavra.
Ao final, Padre Luciano e Diácono Marcos, do Setor Juventude agradeceram aos presentes e partilharam dos frutos que a JMJ pode produzir na Igreja. O envio foi realizado pelo Bispo Diocesano que convocou aos jovens para seguirem a fidelidade da Cruz, motivando que cada Paróquia acolha o Ícone de Nossa Senhora e a Réplica da Cruz.
A peregrinação da Cruz e do Ícone tem o intento de ir ao encontro dos que precisam: comunidades, escolas, hospitais, atividades esportivas, etc. Toda caminhada da réplica dos símbolos da JMJ é para preparar e entusiasmar os jovens para o BOTE FÉ JACAREZINHO, onde a Diocese acolherá a Cruz Original da JMJ e o Ícone da Santa Mãe de Deus, a ser realizado em Jacarezinho no dia 19 de Fevereiro de 2013.
A Jornada Mundial da Juventude 2013 acontecerá no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, será de 23 a 28 de julho. Quem criou a Jornada Mundial da Juventude foi o Beato João Paulo II, em 1985. João Paulo II entregou a Cruz aos jovens para que a levassem por todo mundo, a todos os lugares e a todo tempo. Ele deu essa Cruz como símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre.
Em 1994, a Cruz começou um compromisso que, desde então se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional como um meio de preparação espiritual para o grande evento. Em 2003, o Papa João Paulo II, deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: O ÍCONE DE NOSSA SENHORA, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado Ícone encontrado na primeira e maior Basílica para Maria a Mãe de Deus.
Fonte: Diocese de Jacarezinho. Disponível em: http://www.diocesejacarezinho.com.br/exibir_noticia.php?id=343. Acesso em 16 de abril de 2012.
Fotos: Roberto Carlos (Rota do Rosário: http://www.rotadorosario.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário