SHALOM

Irmãos Cursilhistas, o GED da Diocese de Jacarezinho/PR, saúda a todos.

Esperamos que este blog se torne um ferramenta de aproximação e troca de experiências com os cursilhistas. Estaremos, através dele, publicando notícias e eventos relativos ao Cursilho, a nível diocesano, regional e nacional.


Aguardamos a participação de todos e pedimos que ajudem na divulgação enviando aos seus amigos o link do site: www.cursilhojacarezinho.blogspot.com


Abraço a todos.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CONVITE - Escola Diocesana, dia 04/03/2012.


É com alegria que o GED convida a todos os Cursilhistas de nossa Diocese para participarem da 1ª Escola Vivencial Diocesana de 2012!
Sua presença é indispensável!

Dia: 04 de março de 2012.(Neste domingo).
Mensagem: Prof° Anésio.
Local: Casa de Encontros – Santo Antônio da Platina.
Horário: À partir das 8:00h
Taxa para o almoço: R$ 10,00.

Santa Missa as 12:00h com o Pe. Rosinei.
É necessária a participação dos coordenadores e representantes dos Grupos Paroquiais, pois iremos tratar dos assuntos do 7° Cursilho Jovem Masculino que se aproxima!
Aguardamos a todos,

Abraço DE COLORES,
SHALOM!!!

Diocese terá 6 novos Diáconos

Com alegria e entusiasmo que partilhamos a Ordenação Diaconal de seis seminaristas, a se realizar no dia 03 de Março de 2012 às 16h na Catedral Diocesana Imaculada Conceição (Jacarezinho/PR). Nosso Bispo Diocesano, Dom Antonio Braz Benevente, imporá as mãos e fará Oração Consecratória sobre:
 Dimas Macedo Filho (Jundiaí do Sul/PR)
Élmes Xisto Meira (Jaguariaíva/PR)
Marcos Paulo Messias Rodrigues (Bandeirantes/PR)
Roberto Claudiano (Santo Antônio da Platina/PR)
Rodolfo Chagas Pinho (Cambará/PR)
Valdinei Antônio Rosa (Carlópolis/PR)

Essa graça santificante para nossa comunidade Diocesana, só possível, primeiramente pelo dom da vocação sacerdotal que estes jovens responderam seu “SIM”, pela disposição dos formadores nos seminários e os padres que em suas paróquias incentivam a vocação cristã. E de modo, muito agradecido, pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) que rezam e acompanham jovens para o ministério sacerdotal e a vida religiosa. Nossa gratidão a cada Dizimista que colabora para Formação de novos anunciadores do Reino de Deus, e a estes jovens, pela entrega pessoal e gratuita à vontade de Deus para construção do Reino em nosso meio, expresso no lema que escolheram para sua vida ministerial: "Esvaziou-se de si mesmo, assumindo a condição de servo" (Fl 2,7).

Celebração: Ordenação Diaconal
Bispo Ordenante: Dom Antonio Braz Benevente
Data: 03/03/2012
Horário: 16h
Local: Catedral Diocesana Imaculada Conceição
Cidade: Jacarezinho/PR

Fonte: Diocese de Jacarezinho. Disponível em: <http://www.diocesejacarezinho.com.br/exibir_noticia.php?id=226>. Acesso em 28 de fevereiro de 2012.


domingo, 26 de fevereiro de 2012

Realizada a 2a. Noite do Reencontro dos Jovens Cursilhistas

                        Neste sábado (25/02/2012) foi realizada, na Paróquia São Pedro Apóstolo em Jacarezinho, a 2ª Noite do Reencontro dos Jovens Cursilhistas.
                        Iniciamos com a Santa Missa, celebrada pelo Pe. Osvaldo (Pároco) e Pe. Luciano Enes (Setor Juventude), sendo que a toda organização da Missa foi realizada pelos jovens do Cursilho.
                        Após a Missa, iniciou-se o Encontro com as boas vindas e com a dinâmica preparada pelo Alison, que além de muito divertida, nos fez refletir sobre a importância de cada um dentro do grupo e sobre competitividade. Tivemos também momentos de animação.
                        O Encontro teve boa participação, inclusive contando com as presenças especiais de jovens cursilhistas da Barra do Jacaré e de Andirá, além dos integrantes do GED.
                        Os convidados eram da Equipe do Setor Juventude da Diocese, eles nos falaram sobre a Jornada Mundial da Juventude, a Érica deu testemunho que foi a JMJ Madrid 2011, e Pe. Luciano falou sobre a preparação e expectativa da participação dos jovens da nossa diocese na JMJ Rio 2013, ressaltando que conta com o Cursilho Jovem nesse projeto.
                        Em seguida, tivemos um lindo momento de espiritualidade com adoração e benção do Santíssimo Sacramento, conduzido pelo Pe. Luciano.
                        Por fim, ficou o convite a todos os jovens cursilhistas a participarem da Escola Jovem do Cursilho, cujo próximo encontro será dia 10/03/2012, a partir da 20:00h no salão do centro catequético da Catedral, e encerramos com lanche preparado pela Equipe do Cursilho da Paróquia São Pedro.
                        Agradecemos a todos que participaram, aos que prepararam o lanche, ao Pe. Luciano Enes e aos integrantes da equipe do setor juventude, ao nosso pároco Pe. Osvaldo, e aos jovens que organizaram o encontro.
                        Segue algumas fotos, sendo que todas as fotos podem ser vista no nosso facebook: www.facebook.com/cursilhojacarezinho
 Um abraço DE COLORES,
SHALOM!!!

Obs.: Clique nas fotos para ver em tamanho maior:
 



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quarta-feira de Cinzas.

Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar

A Quarta-feira de Cinzas na Igreja é um momento especial porque nos introduz precisamente no mistério quaresmal.
Uma das frases – no momentio da imposição das cinzas – serve de lembrete para nós: 'Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar.' A cinza quer demonstrar justamente isso; viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com os nossos corações preparados, com a nossa alma preparada para Deus.
A Quarta-feira de Cinzas leva-nos a visualizar a Quaresma, exatamente para que busquemos a conversão, busquemos o Senhor. A liturgia do tempo quaresmal mostra-nos a esmola, a oração e o jejum como o princípios da Quaresma.
A própria Quarta-feira de Cinzas nos coloca dentro do mistério. É um tempo de muita conversão, de muita oração, de arrependimento, um tempo de voltarmos para Deus.
Eu gosto muito de um texto do livro das Crônicas que diz: “Se meu povo, sobre o qual foi invocado o meu nome, se humilhar, se procurar minha face para orar, se renunciar ao seu mau procedimento, escutarei do alto dos céus e sanarei sua terra” (II Cr 7, 14).
A Quaresma é tempo conversão, tempo de silêncio, de penitência, de jejum e de oração.
Eu, padre Roger, pergunto para Deus: “Senhor, que queres que eu faça”? - mesma pergunta de São Francisco diante do crucifixo. Mas, geralmente, a minha penitência é ofertar algo de que eu gosto muito para Deus neste tempo quaresmal. Você, que fuma, por exemplo, deixe de fazê-lo na Quaresma. Tenho certeza de que após esse tempo quaresmal Deus o libertará do vício do cigarro. Você, que bebe, não beba, permitindo que o próprio Deus o leve à conversão pela penitência que você está fazendo. Talvez você precise fazer penitência da língua, da fofoca. Escolha uma coisa concreta e não algo que, de tão abstrato, não vai levá-lo a nada. Faça penitência de novela, você que as assiste. Tem de ser algo que o leve à conversão.
O Espírito Santo o levará à penitência que você precisa fazer nesta Quaresma.

Padre Roger Luis
Comunidade Canção Nova

Fonte: Canção Nova. LUIS, Pe. Roger. Quarta-feira de cinzas. Disponível em: <http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=8312>. Acesso em 22 de fevereiro de 2012.

Quaresma.

Como viver bem esse tempo forte de meditação, oração, jejum, esmola?

Neste tempo especial de graças que é a Quaresma devemos aproveitar ao máximo para fazermos uma renovação espiritual em nossa vida. O Apóstolo São Paulo insistia: "Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!" (2 Cor 5, 20); "exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação." (2 Cor 6, 1-2).
Cristo jejuou e rezou durante quarenta dias (um longo tempo) antes de enfrentar as tentações do demônio no deserto e nos ensinou a vencê-lo pela oração e pelo jejum. Da mesma forma a Igreja quer ensinar-nos como vencer as tentações de hoje. Daí surgiu a Quaresma.
Na Quarta-Feira de Cinzas, quando ela começa, os sacerdotes colocam um pouquinho de cinzas sobre a cabeça dos fiéis na Missa. O sentido deste gesto é de lembrar que um dia a vida termina neste mundo, "voltamos ao pó" que as cinzas lembram. Por causa do pecado, Deus disse a Adão: "És pó, e ao pó tu hás de tornar". (Gênesis 2, 19)
Este sacramental da Igreja lembra-nos que estamos de passagem por este mundo, e que a vida de verdade, sem fim, começa depois da morte; e que, portanto, devemos viver em função disso. As cinzas humildemente nos lembram que após a morte prestaremos contas de todos os nossos atos, e de todas as graças que recebemos de Deus nesta vida, a começar da própria vida, do tempo, da saúde, dos bens, etc.
Esses quarenta dias, devem ser um tempo forte de meditação, oração, jejum, esmola ('remédios contra o pecado'). É tempo para se meditar profundamente a Bíblia, especialmente os Evangelhos, a vida dos Santos, viver um pouco de mortificação (cortar um doce, deixar a bebida, cigarro, passeios, churrascos, a TV, alguma diversão, etc.) com a intenção de fortalecer o espírito para que possa vencer as fraquezas da carne.
Na Oração da Missa de Cinzas a Igreja reza: "Concedei-nos ó Deus todo poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma para que a penitência nos fortaleça contra o espírito do Mal".
Sabemos como devemos viver, mas não temos força espiritual para isso.A mortificação fortalece o espírito. Não é a valorização do sacrifício por ele mesmo, e de maneira masoquista, mas pelo fruto de conversão e fortalecimento espiritual que ele traz; é um meio, não um fim.
Quaresma é um tempo de "rever a vida" e abandonar o pecado (orgulho, vaidade, arrogância, prepotência, ganância, pornografia, sexismo, gula, ira, inveja, preguiça, mentira, etc.). Enfim, viver o que Jesus recomendou: "Vigiai e orai, porque o espírito é forte mas a carne é fraca".
Embora este seja um tempo de oração e penitência mais profundas, não deve ser um tempo de tristeza, ao contrário, pois a alma fica mais leve e feliz. O prazer é satisfação do corpo, mas a alegria é a satisfação da alma.
Santo Agostinho dizia que "o pecador não suporta nem a si mesmo", e que "os teus pecados são a tua tristeza; deixa que a santidade seja a tua alegria". A verdadeira alegria brota no bojo da virtude, da graça; então, aQuaresma nos traz um tempo de paz, alegria e felicidade, porque chegamos mais perto de Deus.
Para isso podemos fazer uma confissão bem feita; o meio mais eficaz para se livrar do pecado. Jesus instituiu a confissão em sua primeira aparição aos discípulos, no mesmo domingo da Ressurreição (Jo 20,22) dizendo-lhes: "a quem vocês perdoarem os pecados, os pecados estarão perdoados". Não há graça maior do que ser perdoado por Deus, estar livre das misérias da alma e estar em paz com a consciência.
Jesus quis que nos confessemos com o sacerdote da Igreja, seu ministro, porque ele também é fraco e humano, e pode nos compreender, orientar e perdoar pela autoridade de Deus. Especialmente aqueles que há muito não se confessam, têm na Quaresma uma graça especial de Deus para se aproximar do confessor e entregar a Cristo nele representado, as suas misérias.
Uma prática muito salutar que a Igreja nos recomenda durante a Quaresma, uma vez por semana, é fazer o exercício da Via Sacra, na igreja, recordando e meditando a Paixão de Cristo e todo o seu sofrimento para nos salvar. Isto aumenta em nós o amor a Jesus e aos outros.
Não podemos esquecer também que a Santa Missa é a prática de piedade mais importante da fé católica, e que dela devemos participar, se possível, todos os dias da Quaresma. Na Missa estamos diante do Calvário, o mesmo e único Calvário. Sim, não é a repetição do Calvário, nem apenas a sua "lembrança", mas a sua "presentificação"; é a atualização do Sacrifício único de Jesus. A Igreja nos lembra que todas as vezes que participamos bem da Missa, "torna-se presente a nossa redenção".
Assim podemos viver bem a Quaresma e participar bem da Páscoa do Senhor, enriquecendo a nossa alma com as suas graças extraordinárias; podendo ser melhor e viver melhor.



Fonte: Canção Nova. AQUINO, Felipe. Quaresma. Disponível em: <http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=8321>. Acesso em 22 de fevereiro de 2012.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

CONVITE - 2ª NOITE DO REENCONTRO DOS JOVENS CURSILHISTAS!

Boa Noite Pessoal,

Segue abaixo o convite da 2a. Noite do Reencontro dos Jovens Cursilhistas de Jacarezinho.
Aguardamos a presença de muitos jovens que passaram pelo Cursilho em nossa Diocese!
Venha você também participar conosco!


domingo, 12 de fevereiro de 2012

1º Encontro Regional de Formação de Jovens Cursilhistas - Apucarana, 11 e 12 de fev. 2012.

Neste fim de semana, 11 e 12 de fevereiro de 2012, aconteceu mais um evento que fortaleceu e reanimou o grupo de jovens cursilhistas da Diocese de Jacarezinho.
É que foi realizado na cidade de Apucarana/PR, o 1º Encontro Regional de Formação para Jovens Cursilhistas do regional GER SUL II PR II.
Estiveram lá 11 jovens representando nossa diocese: Ana Claudia S. Costa, Juliana Jacob, Luiz Henrique Rezende, Rafael Homan, Tainara Gomes e Valquiria Alvarez, da cidade de Jacarezinho, e Gislaine Costa, Hadaiane Oliveria, Jussimary Arantes, Rosemary Arantes e Simonia Oliveira, da cidade de Santo Antonio da Platina.
Além do mais, participaram ainda outros 66 jovens de diversas cidades das dioceses que compõe o nosso regional, e mais 24 pessoas trabalhando na organização do evento e na cozinha.
As atividades foram iniciadas na manhã do sábado, quando também estavam presentes os coordenadores dos GED’s do regional para o Grupo de Apoio, em que cada coordenador diocesano expôs um VER de cada GED sobre o ano que se passou e as perspectivas para 2012, ano em que celebramos o Jubileu de Ouro do Movimento de Cursilhos no Brasil.
Logo após as atividades do Grupo de Apoio, os “adultos” se despediram – após o almoço - e se iniciou o encontro de formação para os jovens.
Quanto a formação foi muito produtivo, foi falado sobre a importância dos jovens na Igreja, PRÉ e o PÓS, técnicas de mensagens, encaminhamento para o Agir, motivação. As mensagens foram ministradas pelo Pe. Nilson (Ass. Eclesiástico GER), Beto (Coord. GER), Alexandre, Bacarim, Elson e Rui.
Tivemos ainda momentos de animação com o folclore e, no sábado à noite, numa oportunidade de descontração e integração entre os jovens, tivemos um baile no estilo anos 60, 70 e 80, com os participantes vestidos a caráter.
No domingo pela manhã continuaram as atividades de formação, tivemos a gentil visita de Dom Celso Antonio Marchiori, Bispo de Apucarana, que conversou com os jovens sobre a importância da formação e deu preciosos conselhos. Seguindo, tivemos a Santa Missa e encerrando com um delicioso almoço, com direito a carneiro assado, preparado com carinho pela equipe de cozinha.
O Encontrou acabou com a palavra do GER de que no próximo ano terá continuidade o encontro de formação, e com alegria de todos em poder ter participado.
           Seguem algumas fotos, sendo que, todas as fotos estão disponíveis para visualização no facebook: http://www.facebook.com/cursilhojacarezinho

Obs.: Clique nas fotos para ver em tamanho maior.






 

 

 


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Logomarca Oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.


Ontem, em evento no Rio de Janeiro foi lançada oficialmente a Logomarca da Jornada Mundial da Juventude que vai ocorrer de23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro.

Segue abaixo texto extraído do site da JMJ consultado no site da Diocese (www.diocesejacarezinho.com.br):


Conceito da Logomarca Oficial da JMJ Rio2013

Com base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo.
Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.
Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.
A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.
"Foi uma atitude de fé participar desse concurso", afirmou o jovem Gustavo Huguenin, 25 anos, criador da logomarca vencedora da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A partir de hoje, seu trabalho estará espalhado nos quatro cantos do mundo.
À primeira vista uma pessoa tímida e aparentando um misto de ansiedade e expectativa. Assim chegou Gustavo ao Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013. Quando recebera o telefonema, ele foi informado apenas de que deveria ir ao Rio em função do concurso, mas sem saber que era o vencedor.
"Vinha carregando uma certa esperança de ficar entre os finalistas.  Quase não consegui participar. Enviei meu trabalho no último dia, mas pra mim havia sido tão forte aquela criação que fiz de tudo, parei, corri o que foi possível para não perder essa oportunidade e acabei surpreendido com a notícia de que havia vencido. Fui escolhido com a graça de Deus", afirmou Gustavo.
O Autor

Natural do município de Cantagalo, região serrana do estado do Rio de Janeiro, o jovem frequenta a paróquia Santíssimo Sacramento, da diocese de Nova Friburgo. Formado em Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), ele trabalha como designer gráfico e webdesigner em um escritório próprio.
"Para mim é alegria imensa saber que o meu trabalho vai ser usado no maior evento católico do mundo, ainda mais com Santo Padre, e que essa imagem estará associada ao encontro pessoal que os jovens do mundo inteiro terão com Jesus Cristo na JMJ Rio2013", destacou o designer.
De formação católica desde a infância, ele participa de grupo de oração da Renovação Carismática Católica (RCC) desde os 19 anos. É Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão e faz parte do setor de Comunicação da RCC nacional. "Fui conhecendo e podendo amar mais a Igreja através da Renovação. Posso servir ao Senhor através deste movimento e das equipes pastorais da Igreja", ressaltou.

A logomarca
Gustavo, que nunca participou de uma Jornada, disse que acompanhou a JMJ em Madrid, ao vivo através da internet. "Tinha um desejo muito grande de estar envolvido nisso como jovem católico. Quando foi anunciado que a Jornada seria no Rio, comecei a pensar que poderia haver um concurso que pudesse participar, e poucos dias depois ele abriu. Já estava com essa esperança. Acompanhei os meios oficiais, através do site da JMJ, e trouxe em meu coração esse desejo do que eu poderia fazer algo", lembrou.
Para Gustavo, era como um sonho: "Da forma como costumo fazer o trabalho com o uso de imagem para a Igreja, foi a maneira como construí o desenho. Na Igreja temos que colocar espiritualidade nas imagens que apresentamos. O modo como o mundo mostra alguma coisa, aquilo tem que ser apenas belo, mas na nossa maneira tem que ter conteúdo, carregar o significado da nossa fé".
Gustavo recordou que, antes de começar a desenhar, leu o capítulo todo do Evangelho de Mateus, de onde foi tirado o lema da JMJ Rio2013 "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19) e meditou para, a partir daquela palavra, buscar inspirações para a imagem.
"Nessa passagem vemos que Jesus foi se encontrar com os discípulos numa montanha. Então, já de início, não saía da minha cabeça a ideia do Cristo Redentor - Jesus que está numa montanha. Além de ser o símbolo universal do Rio de Janeiro, tem tudo haver com o tema. Primeiro, no processo de criação, coloco o conceito que deve ser transmitido. Deveria ter a figura de Jesus, a figura do discípulo e talvez alguma referência às nações. Essas três palavras, se pudessem ser transmitidas graficamente, seriam essenciais. O Cristo consegui passar através do cristo redentor, o discípulo está representado através do coração, pois o discípulo é aquele que carrega Jesus no coração, e as nações representadas através das formas que lembram o Rio de Janeiro, que naquele momento será o coração do mundo para os jovens,  acolhendo-os  na referência da montanha e do mar", concluiu.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Missa de posse do Pe. Rosinei, como novo pároco de Santo Antonio da Platina.

Bom Dia pessoal.
Ontem, 01/02/2012, na paróquia de Santo Antonio da Platina, foi celebrada o Sacrifício da Missa para a posse do Pe. Rosinei Toniette, como novo pároco daquela Igreja, foi presidida pelo Revmo. Bispo Diocesano, D. Antonio Braz Benevente.
Vários Cursilhistas estiveram presentes para apoiar nosso Diretor Espiritual, assim como os novos vigários  (Monsenhor Nogueira, Padre Arnaldo e Padre Valdemir) na nova caminhada.

Padre Rosinei,
Aquele a quem aprendemos a chamar de AMIGO.
Na diversidade, somos unidade.
O Sr. sabe o quanto é querido pelos Cursilhistas, e sabe que sempre pode contar com nossas alavancas!
Mais uma vez, rogamos a Deus que lhe dê força e coragem na nova missão.
Um grande abraço. SHALOM!!!!

Segue abaixo, texto extraído do site da Diocese, contendo a narrativa da celebração:

Na noite de quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2012, o Bispo Diocesano Dom Antonio Braz Benevente presidiu a Santa Missa e Posse do Novo Pároco da Paróquia Santo Antonio de Pádua (Santo Antonio da Platina/PR).
O referido pároco empossado foi o sacerdote, Padre Rosinei Toniette, e apresentação dos novos Vigários Paroquiais: Monsenhor José Maria Nogueira, Padre Arnaldo Inocêncio Pires e Padre Valdemir Granzzotto de Moraes.
Houve a participação expressiva da comunidade platinense, vieram caravanas das cidades em que os padres exerceram atividade pastoral ou tem vínculos familiares (Abatiá, Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Ibaiti, Jacarezinho, Joaquim Távora, Quatiguá). Se fizeram presentes igualmente as religiosas e seminaristas, bem como, uma presença expressiva do Clero Diocesano, com mais de 60 padres.
O Bispo Diocesano fez Bênção de Entrada aos Fiéis e aspersão com água benta. Após o Rito Inicial, com saudação aos platinenses e visitantes, o Chanceler do Bispado, Padre Vagner Faustino, procedeu à leitura de Nomeação de Pároco e Vigários. Os Padres que irão atender à Paróquia receberam as estolas de membros da comunidade, o Pároco recebeu as chaves da Paróquia como sinal de compromisso para zelar pela Comunidade.
Na sua homilia, Dom Antonio Braz Benevente acentuou: “Todos nós cristãos seguidores do Cristo Jesus não podemos limitar a fé católica em uma simples admiração vazia pela Pessoa de Jesus, e Deus nos pede uma aliança estabelecida entre nós e a proposta evangélica de vida e vida em abundância. Que a Palavra deve despertar em nós um sentimento de compromisso com o mesmo projeto do Reino. Somente assim nos tornaremos Discípulos Missionários, Apóstolos Verdadeiros, em busca da santidade de vida e fervor missionário. A razão e o sentido de toda felicidade. Padre Rosinei, Monsenhor José Maria, Padre Arnaldo, Padre Valdemir, Padre Adão e Seminarista Dimas, é hora de recomeçar! Bendito seja o Nome do Senhor!”.
Em seguida o Pároco e Vigários realizaram a Profissão de Fé solene e pública, e o Pároco proferiu o Juramento Canônico com as mãos sob a Palavra de Deus, recebendo a chave do Sacrário – no sentido que Cristo possa estar próximo de todos que O procurarem e é a primeira missão do sacerdote. Assim, Dom Antonio Braz Benevente proclamou à comunidade “Declarado empossado o Pároco da Paróquia Santo Antonio de Pádua”.
Foi seguida a Liturgia Eucarística, e após a Oração Pós-Comunhão, foram realizados os discursos de acolhida, primeiro por parte da comunidade e entrada de banner com representantes de todas as Pastorais e Movimentos, em seguida a acolhida pela Prefeita Municipal, Exma. Dra. Maria Ana Pombo, e no seu discurso inicial o Pároco, Padre Rosinei Toniette assim expressou:
“Povo Platinense, estimados paroquianos e paroquianas, nossa saudação cordial e a bênção a todos. Hoje, 01 de Fevereiro de 2012, venho à Paróquia de Santo Antônio de Pádua como discípulo missionário de Cristo, venho sim como Pároco por ofício, mas revestido do anseio de ser irmão, companheiro e amigo daqueles que passando pela escola da humildade e da fidelidade ao Evangelho se sentem parte da comunidade eclesial de Santo Antônio. Antes de mais nada, atendo ao apelo feito na missa do último final de semana, faço e expresso aqui o meu mea culpa, o meu mea maxima culpa, conforme dizem por ter indevidamente justificado a saída dos freis desta comunidade, a quem quer que tal declaração a mim designada possa ter ferido, peço aqui publicamente perdão. Reconsidero, humilde e publicamente, a minha colocação!”.
O Pároco convidou seus Vigários para que ao seu lado possam assumir a missão na Paróquia e enfatizou “Sem o amor a fé morre! Queremos que o Reino de Deus habite no meio de nós! Ninguém está dispensado, porque ninguém de nós ainda garantiu-se no direito no céu!”.
Ao final da Celebração, Dom Antonio Braz Benevente anunciou para Março a vinda de mais dois colaboradores para Santo Antonio da Platina: Padre Adão de Souza Pires e o Seminarista Dimas de Macedo Filho. E após a Bênção Final todos foram à Quadra ao lado da Paróquia para confraternização da comunidade.
Padre Adão de Souza Pires, natural de Santo Antonio da Platina e é o atual Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, que no dia 25 de março será assumida pelo Padre Ivan Pedro de Oliveira (Vigário Paroquial na Paróquia São Sebastião / Andirá-PR).
Dimas de Macedo Filho, é natural de Jundiaí do Sul, completou a formação sacerdotal e será Ordenado Diácono com mais cinco seminaristas (Élmes, Marcos, Rodolfo, Roberto e Valdinei) na Catedral Diocesana às 16h no dia três de março de 2012.

Fonte (Texto e fotos): Diocese de Jacaraezinho. Disponível em: <http://www.diocesejacarezinho.com.br/exibir_noticia.php?id=271>. Acesso em 02 de fevereiro de 2012.

Clique nas fotos para ver em tamanho maior: