SHALOM

Irmãos Cursilhistas, o GED da Diocese de Jacarezinho/PR, saúda a todos.

Esperamos que este blog se torne um ferramenta de aproximação e troca de experiências com os cursilhistas. Estaremos, através dele, publicando notícias e eventos relativos ao Cursilho, a nível diocesano, regional e nacional.


Aguardamos a participação de todos e pedimos que ajudem na divulgação enviando aos seus amigos o link do site: www.cursilhojacarezinho.blogspot.com


Abraço a todos.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Juventude e protagonismo feminino

       No último domingo de outubro, a Igreja Católica no Brasil organiza uma série de eventos para chamar atenção sobre a realidade da juventude. Para que isso seja palpável, ela declarou que este domingo fosse celebrado como Dia Nacional da Juventude.

      A juventude é, certamente, de todas as faixas etárias, aquela que mais é afetada com as mudanças que ocorrem na sociedade. E, se o tempo que estamos vivendo é visto como uma mudança de época, a juventude, além de ser protagonista, também é vítima dessa mudança. É fato que muitas coisas estão mudando na sociedade por causa da ação dos jovens. Mas também é fato que os jovens sentem falta de “critérios mais profundos que afirmam identidades e estabelecem relações”. Eles “são os mais expostos ao drama do abandono e ao perigo das drogas, da violência, da venda de armas, do abuso sexual, bem como à falta de oportunidades e perspectivas de futuro” (DGAE n° 109).

     A sociedade, muitas vezes, usa os jovens para “fazer dinheiro” incitando-os ao consumismo e organizando bailes e eventos com o objetivo de arrecadar fundos às custas da juventude. Depois disso, de forma hipócrita, condena os jovens que se viciaram nas drogas, entraram na prostituição, cometem roubos ou provocam acidentes no trânsito.

      Frente a isso, os bispos do Brasil afirmam que os jovens merecem uma atenção especial. “A beleza da juventude e os inúmeros desafios para a plenitude de sua vida exigem urgentes iniciativas pastorais nas diversas instâncias de nossa ação evangelizadora”. O desafio é organizarmos “um caminho que garanta o crescimento da animação dos jovens em vista de sua identidade de discípulos missionários de Jesus Cristo”, combatendo a violência e o uso de drogas (DGAE n° 81).

      O tema proposto como reflexão para o Dia Nacional da Juventude de 2011 é “Juventude e protagonismo feminino”. O lema que anima os encontros é “jovens mulheres tecendo relações de vida”. É um chamado especial à juventude feminina, no sentido de ela se sentir protagonista na construção de uma sociedade fraterna e inclusiva. Também é um chamado à sociedade para que valorize a juventude feminina em sua capacidade de “tecer relações de vida”.

       Que a passagem do Dia Nacional da Juventude motive as comunidades a lançarem um olhar amoroso para os jovens, provocando ações que os levem a “organizarem o seu projeto pessoal de vida”. E que sempre mais em nossas comunidades se faça um verdadeiro trabalho de evangelização da juventude, são os nossos desejos e votos.


Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul - RS

domingo, 23 de outubro de 2011

Escola de Jovens do dia 22/10.

       Boa Noite, pessoal!
       Neste sábado, 22/10, tivemos mais um Encontro da Escola Vivencial do Grupo de Jovens Cursilhistas de Jacarezinho.
       Neste nosso Encontro pudemos conversar mais sobre o Youcat, sobre a Jornada Mundial da Juventude RIO-2013 e sobre o Dia Nacional da Juventude, que vai ser em Andirá no domingo próximo (30/10).
        Ficamos combinados de que a cada Encontro da Escola, cada participante levaria nosso YOUCAT e estudaria o que ele nos diz sobre algum tema e passaria a expor pra todos na Aula seguinte.
       Aguardamos a todos no nosso próximo Encontro que será realizado no dia 05/11/2011, no mesmo horário e local (Salão de Catequese da Catedral, às 20:00h)...
       Segue abaixo a foto,
       Boa Semana à todos, fiquem com Deus, e SHALOM!!!!


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A JMJ Rio2013 já começou!

       Um dos maiores legados de uma Jornada Mundial da Juventude é a unidade. Quem participa de uma JMJ pode ver e sentir no coração o povo de Deus falando uma só linguagem: a do amor.
Durante o encontro as diversas culturas e espiritualidades convivem e se entendem. Alguém que observa do 'lado de fora' pode questionar como tantas línguas e raças não se tornam uma 'babel'. Ao contrário, a juventude reunida ao redor do Papa dá um testemunho vivo de fé e de esperança em um mundo diferente, melhor.

       A próxima Jornada, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2013, já começou a dar esses frutos no Brasil. E isso pode ser comprovado dia a dia desde a chegada dos símbolos da JMJ ao país, em setembro. Todas as dioceses do Brasil já estão mobilizadas para viver esse tempo de graça.

      A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora têm sido carregados, literalmente, por milhares de jovens. A chegada, na capital de São Paulo, no Bote Fé, reuniu mais de 100 mil pessoas no local, e outros tantos milhões, que acompanharam pelos meios de comunicação, todos no desejo de estar ao redor da cruz de Cristo.

       A entrega da Cruz, de uma diocese a outra, vai muito além de uma cerimônia formal ou obrigatória. A Cruz é passada de mão em mão, de ombro a ombro, entregando vidas e sonhos.

       O Setor Juventude da CNBB, responsável pela peregrinação dos símbolos da Jornada, tem sido um grande incentivador da unidade nesse caminho. Em cada cidade e regional é preparada uma verdadeira festa, um ato de comunhão. E tudo isso pode ser acompanhado através da cobertura feita pelos jovens, que conseguiram plantar ao longo desse percurso uma grande rede de partilha, através do site dos Jovens Conectados.

        Quantas vezes temos nos emocionado ao ler os relatos da peregrinação. Quem ama a Jornada ou mesmo quem ainda está começando nesse amor gostaria de estar presente em todos esses momentos. Se isso não é possível fisicamente, se torna viável virtualmente, graças à dedicação desses jovens.

        Pode-se sentir no ar, a soprar pelo Brasil, um tempo novo de avivamento. Não deixemos escapar essa graça, essa chance de evangelizar através da vida nova que conhecemos em Cristo.

       Os símbolos da JMJ ainda têm um longo caminho a percorrer em todos os cantos do país. Acompanhemos atentos e de coração aberto tudo que o que ainda está por acontecer. A Arquidiocese do Rio de Janeiro se une em oração a todas as dioceses e se coloca disponível para acolher os jovens de todo o mundo.
        A Jornada de 2013 já começou. Deus seja louvado pelos frutos que já experimentamos e pelo melhor que ainda está guardado.

Por Padre Márcio Queiroz, diretor de Comunicação da JMJ RIO2013 e Assessor da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
 
Fonte: Jovens Conectados. Disponível em <http://www.jovensconectados.org.br/noticias/noticiasdestaques/883-a-jmj-rio2013-ja-comecou>. Acesso em 20 de outubro de 2011.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CONVITE - Escola Jovem. Neste Sábado, 22/10

Bom Dia,

Venha participar conosco da Escola Vivencial do Grupo de Jovens Cursilhistas de Jacarezinho!

Data: 22/10/2011 (Neste Sábado)
Horário: 20:00h (Logo após a Santa Missa)
Local: Salão da Cateque da Catedral (parte de cima do Salão Paroquial)

Curta o Cursilho também no Facebook:

Abraço DE COLORES,
SHALOM!!!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Papa Bento XVI anuncia o "Ano da Fé"


Bento XVI presidiu, neste domingo, 16 de outubro, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a celebração eucarística para a Nova Evangelização. Os participantes do encontro "Novos evangelizadores para a Nova Evangelização – A Palavra de Deus cresce e se multiplica", promovido pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, estiveram presentes na cerimônia de encerramento desse evento. O Papa anunciou que em 2012 terá início o "Ano da fè".
"Estou feliz por esta reunião se realizar no contexto do mês de outubro, uma semana antes do Dia Mundial das Missões. Isto reforça a verdadeira dimensão universal da nova evangelização, em harmonia com a missão ad gentes" – frisou o Papa. "Vocês foram escolhidos por ele" – disse Bento XVI citando a 1ª Carta de Paulo aos Tessalonicenses. "Cada missionário do Evangelho deve considerar sempre esta verdade: é o Senhor que toca os corações com sua Palavra e seu Espírito, chamando a pessoa à fé e à comunhão na Igreja" – sublinhou Bento XVI.
"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" – disse Jesus. "Os novos evangelizadores são chamados a caminhar por primeiro neste Caminho que é Cristo, para dar a conhecer aos outros a beleza do Evangelho que dá vida. E neste caminho não se está sozinho, mas em companhia: uma experiência de comunhão e fraternidade que é oferecida às pessoas que encontramos, para comunicar-lhes a nossa experiência de Cristo e sua Igreja. Assim, o testemunho unido ao anúncio pode abrir o coração daqueles que buscam a verdade a fim de que possam encontrar o sentido da própria vida" – destacou o Santo Padre.
Para dar novo impulso à missão eclesial, o Papa anunciou – durante a celebração eucarística - que a Igreja celebrará o "Ano da Fé" que terá início em 11 de outubro de 2012, no 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e se concluirá em 24 de novembro de 2013, Solenidade de Cristo Rei do Universo.
"Será um momento de graça e compromisso para uma plena conversão a Deus, para fortalecer a nossa fé n'Ele e a anunciá-Lo com alegria ao homem do nosso tempo. Queridos irmãos e irmãs, vocês estão entre os protagonistas da nova evangelização que a Igreja iniciou e leva avante, não sem dificuldade, mas com o mesmo entusiasmo dos primeiros cristãos" – concluiu Bento XVI. (MJ)
 Fonte: CNBB. Disponível em:<http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/internacional/7881-papa-bento-xvi-anuncia-o-qano-da-feq>. Acesso em 17 de outubro de 2011.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cristo Redentor


Dom Orani João Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro – RJ

 

O homem é um ser simbólico, assim, nenhuma dimensão de sua vida pode fugir a essa regra ou correrá o risco de perder o sentido. Também na dimensão da fé somos seres simbólicos. Simbolizamos o nosso crer através de diversos elementos que, no seu sentido profundo, nos despertam para o que nos supera e transcende.

O Brasil, esta nação “abençoada por Deus”, carrega gravado no coração a força inequívoca de muitos símbolos que manifestam o coração, a alma, a vida e esperança de nossa gente. Se alguns insistem em pelejar pela extinção de nossos símbolos com a pretensa falaciosa afirmação de que o estado é laico, nós não apenas afirmamos que de fato o é, mas a nação, que precede o estado e dá o sentido de sua existência, essa não é laica: é religiosa, e mais, é cristã e, sobretudo, fundada sob a égide da fé católica.
Assim, o monumento a Nosso Senhor Jesus Cristo Redentor, na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, evoca aquilo que a nação brasileira possui de mais originalmente seu: evoca a fé de nosso povo desde os tempos mais remotos.
O belíssimo monumento ao Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, Santuário Arquidiocesano, em cujo interior foi entronizada a imagem da Virgem Aparecida, é um dos nossos símbolos mais emblemáticos e conhecidos. A ideia de sua construção remonta a tempos bem mais antigos. Já nos tempos do Império, a Princesa Isabel, na época da assinatura da Lei Áurea, diante da homenagem que lhe queriam prestar erigindo uma estátua como “redentora”, não aceitou o pedido, conforme o aviso de 2 de agosto de 1888, dizendo que deveriam homenagear o verdadeiro “redentor dos homens” com uma imagem ao Sagrado Coração de Jesus. Houve também um sacerdote da Congregação da Missão, Padre Pedro Maria Boss, que escreveu um poema (1903) dizendo que o Corcovado era o pedestal criado para receber a imagem de Jesus. A obra seria executada, de fato, pelo meu predecessor, o eminente Cardeal Sebastião Leme da Silveira Cintra, a quem se devem a ideia, o concurso, os trabalhos, as opções feitas, a liderança para angariar fundos e finalmente a inauguração desse monumento ao Cristo Redentor. Ele que, irmanando não apenas a Arquidiocese da Capital da República, à época a cidade do Rio de Janeiro, mas todo o Brasil Católico, fez por erguer aquele verdadeiro testemunho de fé e de crença do povo brasileiro. É um monumento concebido, feito, custeado e sonhado por brasileiros, com colaborações internacionais para algumas etapas e um grande desafio para a engenharia da época. Mesmo com as dificuldades e oposições da época, foi erguido esse ícone nacional que transcende a cidade do Rio de Janeiro e a própria Igreja para ser o sinal de uma nação. Na ocasião da inauguração, há oitenta anos, na presença do Presidente da República, do governo e de todo o corpo diplomático, Sua Eminência, o Cardeal Leme, em eloquentes palavras, poria fim à aversão existente entre o Estado Brasileiro e a Igreja, que se prolongava desde a proclamação da República, marcando uma nova fase de cooperação e ajuda mútua. Disse o Cardeal da Santa Igreja Romana, Dom Leme, que no passado sintetizou o que hoje e amanhã sempre será o monumento aniversariante:
“Cristo Impera e o Seu império é o império da paz, do amor, da misericórdia e do perdão! Aqui na terra enluarada pela visão branca do Cristo, não há vencedores nem vencidos. Somos todos irmãos, filhos da mesma pátria, membros da mesma família. Ao gesto amoroso de Cristo, que abre os braços acolhedores a todos os brasileiros, sem distinção de classes e de crenças, deve responder o gesto patriótico do amplexo fraternal de todos os filhos e habitantes desta terra bendita. Que sob o olhar divino de Cristo estale o Brasil o beijo meigo da paz!”
“Cristo vence! E porque esta terra é sua, ela nunca será vencida pelo estrangeiro invasor, nem retalhada pela guerra civil.”
“Cristo reina! E deste reino nunca será desterrada a cruz da sua e da nossa bandeira. Já hoje seria preciso um cataclisma para fazer desmoronar a montanha escarpada que transformamos em trono perpétuo do Redentor. Seria preciso calcinar o granito do Corcovado; seria preciso calcinar o Corcovado dos nossos corações.”
“Seremos o doce império em que não há lugar para tiranias. Nem a tirania de capitalismos vorazes. Nem a tirania de demagogismos sangrentos. Nem a tirania dos potentados. Nem a tirania do povo.”
“Christus vincit, Christo regnat, Christo imperat, et Brasiliam suam ab omni malo defendat!” “Cristo vence, Cristo reina, Cristo impera, e contra todos os males defenda o Seu Brasil”.
Ao celebrarmos os 80 anos do monumento síntese do Brasil, quero agradecer a tantos quantos, no passado como no presente, lutaram pela edificação deste sinal de nossa fé! Com o Cardeal Leme, este mínimo seu sucessor, filho da Ordem Cisterciense, que sucedendo a eminentes Cardeais que regeram esta Igreja, genuflexo diante da beleza de tudo o que significa e representa para nós o Cristo Redentor, em nome da Igreja e dos católicos da cidade, do Estado do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. E novamente proclamo com renovada fé, pedindo a proteção do Redentor para todos nós:
“Christus vincit, Christo regnat, Christo imperat, et Brasiliam suam ab omni malo defendat!”
“Cristo vence, Cristo reina, Cristo impera, e contra todos os males defenda o Seu Brasil”.

Fonte: CNBB. Disponível: <http://www.cnbb.org.br/site/articulistas/dom-orani-joao-tempesta/7854-cristo-redentor>. Acesso em: 14 de outubro de 2011. 



quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Nossa Senhora Aparecida

       Hoje, 12 de outubro, é o dia das crianças, mas, muito além disto, é o dia de Nossa Senhora, sob o título de Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, Mãe de Deus e nossa Mãe.
        Uma devoção muito linda, iniciada em 1717 leva o Brasil a venerar a Querida Mãe de Deus, aparecida em cor negra nas águas do rio Paraíba do Sul, com milhões de romeiros a visitar o Santuário Nacional, Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Aparecida/SP.
       Visite o site do Santuário de Aparecida http://www.a12.com/santuario/ e veja mais sobre a história do aparecimento de nossa mãezinha no Brasil.

Viva Nossa Senhora Aparecida!
Viva a Santa Mãe de Deus!
Viva a Virgem Santíssima!
Que Maria nos abençoe e nos cubra com seu manto sagrado.
E também Feliz dia das crianças. Que Nossa Senhora abençoe a todos os pequeninos!



Abraço DE COLORES!!!
             SHALOM!!!
         

domingo, 9 de outubro de 2011

Escola de Jovens do dia 08/10.

       Olá pessoal, td bem?

      Foi realizada neste sábado (08/10) mais uma Escola do Grupo de Jovens Cursilhistas.
      Tivemos uma participação especial, que foi a presença das meninas de Santo Antônio da Platina, a quem agradecemos muito e esperamos que voltem sempre!
      Nesta Escola, foi realizada uma dinâmica, orientada pela Talita, Tainara, Rafael e Tiago, que nos demonstrou a importância da Confiança. Muito Bom! Obrigado a vocês, AMIGOS! 
    Fizemos as apresentações das novas Cursilhistas, as meninas do 6o. Jovem. CONTINUEM CONOSCO!
      Conversamos um pouco sobre o Youcat, o Catecismo Jovem da Igreja Católica, o qual ganhamos um exemplar da Querida Maria Lúcia de Curitiba/PR. Formalmente agora, nossos agradecimentos a ela. Valeu mesmo. Esperamos você e o Luiz Paulo em nossa Escola! 
      Por fim tivemos um momento de descontração e animação com as meninas no Comando = SHOW, kkkk, e ficou o convite pra próxima, dia 22/10/2011.
       Convidamos a todos e a todas os Jovens Cursilhistas para nossa escola. Venham ver, VALE MUITO A PENA!!! Dia 22/10, no Salão de Catequese da Catedral, logo após a Santa Missa.

Um abraço DE COLORES,

          e SHALOM!!!
Obs.: Clique na foto para ver em tamanho maior

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Por uma juventude missionária

       Em outros tempos quando se falava de mês missionário éramos logo levados a pensar naquelas regiões  onde a Igreja ainda não se havia implantado plenamente: a missão “Ad Gentes”, título do decreto do Concílio Vat. II sobre a vocação missionária da Igreja. Outro aspecto, entretanto, da missão, a missão “ad intra”, para afervorar a vida cristã em nações onde a Igreja já está solidamente constituída, é igualmente importante. Todos temos notícia das missões pregadas, de tempos em tempos, pelos padres missionários. Era uma graça extraordinária que renovava a fé e melhorava a vida moral de nossa gente, recordando-lhe as verdades fundamentais da fé católica e os mandamentos da lei de Deus, tendo na confissão sacramental, na legitimação de casamentos e na comunhão eucarística seu momento alto.
       Os novíssimos - morte, juízo, inferno paraíso – eram a grande motivação da catequese das missões. As missões evoluíram no sentido de se tornarem um momento forte de evangelização e de organização das paróquias de modo que o trabalho dos padres missionários tivesse continuidade através da liderança do pároco e da participação de fieis leigos especialmente tocados pelo anúncio missionário. A grande novidade de Aparecida, sob a influência decisiva do Pontificado do Bem-Aventurado João Paulo II, consistiu em convocar a Igreja toda, ministros ordenados, religiosos(as) e fieis leigos(as) a assumir com vigor  e ardor a dimensão missionária,  que permanentemente brota do  mistério da comunhão trinitária do qual a Igreja nasce e vive, prolongando no tempo as missões do Filho e do Espírito Santo. O tema da V Conferência concentrou-se nisto: “fazer discípulos missionários”.  Esta foi de fato a ordem de Jesus: “Ide, pois, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-as...”(Mt 28,19). Em Atos Jesus fala da vinda do Espírito Santo e afirma: “sereis, então minhas testemunhas...até os confins da terra”(1,8). A razão da urgência missionária está nisso: que em Cristo todos tenham vida. Para caracterizar as transformações culturais por que passa a humanidade o DAp fala de mudança de época, caracterizada pela erosão dos valores tradicionais, por um grande pluralismo que acaba por introduzir um relativismo cuja consequência é um enorme vazio de sentido para a vida, que atinge com especial virulência a juventude.
       De Aparecida brotou como seu fruto imediato a “Missão Continental” á qual assim se referiu o Papa Bento XVI: “para mim foi motivo de alegria conhecer o desejo de realizar uma MISSÀO CONTINENTAL que as Conferências Episcopais e cada diocese são chamadas a estudar e a realizar, convocando para isso todas as forças vivas, de modo que, caminhando a partir de Cristo, busque-se sua face”. A Missão Continental não pode ser entendida como um momento transitório, ainda que intenso, de empenho missionário, mas deve ser entendida como uma conversão profunda e permanente da Igreja em suas estruturas, a partir do coração das pessoas, de modo que o anúncio do evangelho flua permanentemente para as pessoas e para a sociedade. .  Neste sentido as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) nos oferecem um roteiro sintético e objetivo de reflexão e de indicações para implantarmos em nossas paróquias e em outras instituições eclesiais – centros de ensino, pastorais e movimentos - as propostas de Aparecida.
       Na Arquidiocese de Sorocaba temos dado alguns passos nessa direção. Esse processo acontecerá na medida em que houver comunidades vivas de discípulos que haverão de brilhar como luz no coração do mundo. Viveremos no Brasil até o grande encontro de jovens no Rio de Janeiro, em 2013, um significativo processo de animação missionária de nossa juventude. Bento XVI deu-nos como lema da Jornada Mundial da Juventude exatamente a proposta de Aparecida: “Ide, pois, e fazei discípulos entre todas as nações”. Hoje, 2 de outubro, a Igreja de Sorocaba estará recebendo a Cruz da Jornada com o Ícone de Nossa Senhora. Na Praça da Catedral viveremos um momento de profunda alegria, com uma grande concentração de jovens, acompanhados de seus familiares, para darmos início em nossa Igreja Particular aos preparativos para a Jornada. Mas, esse deverá ser sobretudo o início de um renovado empenho na evangelização de nossa juventude.
       O Papa, na mensagem aos jovens em Madri, falou da necessidade de ouvir a palavra de Cristo, “Amigo que não engana”e advertia: “Bem sabeis que, quando não se caminha ao lado de Cristo, que nos guia, extraviamo-nos por outras sendas como a dos nossos próprios impulsos cegos e egoístas, a de propostas lisonjeiras mas interesseiras, enganadoras e volúveis, que atrás de si deixam o vazio e a frustração”. Jovens, sejam missionários de seus irmãos de juventude, não os deixem morrer de fome.

Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues
Arcebispo de Sorocaba - SP

terça-feira, 4 de outubro de 2011

CONVITE - Escola Jovem. Neste Sábado, 08/10.

Olá pessoal, td bem?
 Convidamos você para participar conosco da Escola Jovem do Cursilho de Jacarezinho.

Data: 08/10/2011 (Neste Sábado)
Horário: 20:00h (Logo após a Santa Missa)
Local: Salão da Cateque da Catedral (parte de cima do Salão Paroquial)

Contamos com a presença de todos, e claro das novas Cursilhistas do 6° Fem Jovem.

Vamos também mostrar pra vocês o livro Youcat, Catecismo  Jovem da Igreja Católica, a Escola ganhou um da Lucia de Ctba, e vamos estudá-lo nos nossos próximos encontros.

SHALOM!!! aTè sÁbAdO!!! 

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Realizado o 6o. Cursilho Feminino de Jovens.

       Neste fim de semana (30/09 a 02/10) foi realizado o 6o. Cursilho Feminino para Jovens da nossa Diocese.
       Foram 52 meninas que puderam participar deste maravilhoso encontro.
       A Equipe de trabalho contou com 46 pessoas no total, sendo a Sandra, Coordenadora do Cursilho, tendo como Base, a Michele. Os Serviços Internos foram coordenados pela D. Maria Malavazzi. O Diretor Espiritual foi o Pe. Rosinei.
       Pelos testemunhos e alegria das meninas podia se ver a felicidade de terem vivenciado o Cursilho. Agradecemos a Deus por mais este Cursilho, pelas novas Cursilhistas, e por todos os que participaram.
       Temos certeza de que nos encontraremos novamente nas Escolas e atividades do Cursilho. Venham caminhas conosco! Estamos de braços abertos pra receber vocês.
       Grande abraço DE COLORES!!!
             SHALOM!!!


                      Obs.: Clique na foto para ver em tamanho maior.